sexta-feira, setembro 08, 2006

Os Porões da Alma


É muito comum ver a fachada da casa, ela está exposta para todos que passarem na rua. Conhecer o interior já requer um convite do proprietário, e mesmo assim geralmente não se passa da sala. Agora o porão, é um lugar muito reservado, que vive fechado, por conter apenas coisas foras de uso, velhas, ou pouco agrádaveis...
Encher um porão não é díficil, leva um pouco de tempo, e às vezes
é um ato que passa despercebido.
As vezes criamos porões dentro de nós, e enchemos de tudo que queremos esquecer, no príncipio pode paracer até viável, mas com o tempo o porão cresce, e vai tomando mais espaço dentro da alma.
Encher o porão da alma é fácil, basta tentar ignorar seus problemas e as consequencias que eles trazem, esvaziar é que é difícil. Então se torna necessário abrir as portas dos porões e pedir ajuda. Quando alguém entra no porão de uma casa que não é sua, e começa a procurar entre todas as coisas pode encontrar algo que desperte seu carinho e interesse, que mereça sua atenção, mesmo que estivesse sendo guardado a muito tempo. Sabem pq? pq todos temos uma empatia muito grande uns com os outros, quando percebemos isso, vemos que nossos "porões" podem ser parecidos, e podemos mostrar seu conteúdo, pois sentimos as mesmas coisas, mesmo que as situações sejam diferentes.
Assim, é bom ser prudente, não abrindo a porta para todos, mas deixar ela sempre fechada pode gerar coisas muito indesejáveis, uma vez que os poroes só estão escondidos, mas não deixaram de existir, com o tempo a casa pode se tornar apenas porão, e tudo o que resta é a aparencia externa, que pode ser bonita, mas que por dentro ninguém conhece... Somos seres que precisam de relacionamento, pois quando nos relacionamos é que descobrimos quem realmente somos.
E quando nos damos conta disso, descobrimos novos sentimentos e sensações que nem sempre precisam ser racionalizados, mas vem do impulso do momento, da impressão. Então percebemos que isso nos torna pessoas, gente que sofre, chora, grita, mas que também sorri, se alegra. E é partir dessa compreensão de quem vc realmente é, de como se sente, e do porque de guardar algo em seu porão, que voce pode escolher abolir ou reaproveitar o que existe ali. E às vezes aquilo que acreditávamos ser inútil, ou pedra de tropeço, conseguimos usar como degrau.
Logo, não banquemos o mito inatingível e sem falhas, mas procuremos alguém para confiar, amar, e abrir os porões da alma. Só quando encontramos esse alguém, é que encontramos um modo de crescer e um "porque" de crescer. Aprendemos que é a partir daqueles que amamos, que podemos fazer o ímpossível acontecer.
Então comecemos uma nova etapa, abrindo os porões, e ouvindo a voz de Deus dentro de nós, que muitas vezes estava abafada por tanto entulho.
Assim podemos abrir as portas e deixar a Luz do Sol entrar, revelando uma multidão de cores, que muitas vezes eram desconhecidas por nós mesmos...
Vitor

Um comentário:

Anônimo disse...

Muitas vezes tento fazer um porão dentro de mim e penso se vale realmente a pena acumular dúvidas, preocupações, sentimentos e deixar de viver a minha vida por inteiro, mas qdo me vejo frente a uma realidade não consigo fingir para as pessoas e nem pra mim msm oq estou sentindo e vejo que na maioria das vezes me sinto melhor demonstrando oq sou....... então de um tempo pra cá tenho tentado fazer uma faxina nos porõezinhos que tenta sufocar minha alma.

Obrigada por ser essa pessoa tão cheia de alma e sentimento, pois vc transmite td o seu sentimento e faz com que nós nos encontremos..... Parabéns pelo seu dom.

Te admiro d+

bjus t+